Centro POP amplia oferta de atendimentos
Centro POP amplia oferta de atendimentos
Publicado em 08/11/2017 17:56
A equipe trabalha a espiritualidade antes da refeição, com palavras incentivo e perseverança para os usuários, que muitas vezes são dependentes químicos
O almoço é servido aos usuários pela cozinheira e as voluntárias da Associação Lincoln Ramos
Inaugurado em janeiro de 2014, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) integra a Política de Proteção Social Especial do município. Mais de três anos depois de sua fundação, os responsáveis pelo equipamento comemoram o alcance atingido pelo trabalho.
Um dos motivos foi a parceria feita com a Associação Monsenhor Lincoln Ramos, que passou a oferecer café da manhã e almoço no Centro. “Com isso o número de usuários aumentou, conseguimos atrair essas pessoas que estavam na rua e não conheciam o serviço, não sabiam sobre o Centro Pop, e hoje podemos atendê-las”, conta o coordenador, Samuel Soares da Silva.
Segundo ele, dos habituais 20 usuários, o Centro passou a atender um número de 80 cadastrados ativos. “Trabalhamos para que aqui seja só um lugar de passagem, um alicerce para que eles possam mudar de vida. Já tivemos casos de pessoas que saíram daqui empregadas. É frequente elas voltarem emocionadas, agradecidas, por terem tido esse apoio para mudar de vida”, comenta.
Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze, a parceria com a Associação Monsenhor Lincoln Ramos foi boa para ambas as partes. A Associação, que tem uma subvenção com a Secretaria de Desenvolvimento Social de longa data e já fazia o trabalho de alimentar essa população de rua, ficou sem o espaço que tinha para atendimento. Já o Centro POP ansiava por fazer um trabalho com essa população e precisava tornar conhecido o serviço que oferece.
“Com essa mudança de perfil conseguimos trazer mais gente para cá. Quem está em situação de rua tem fome e frio, e dando essa oportunidade de a pessoa vir e se alimentar, a equipe técnica e a coordenação conseguem fazer um trabalho melhor, ter um vínculo maior com essas pessoas e talvez devolvê-las para o âmbito familiar”, diz o secretário.
Conheça o Centro POP
A equipe de atendimento é composta por uma assistente social, um psicólogo, uma técnica de enfermagem, um profissional de acompanhamento, além do administrativo e coordenação. O primeiro contato é feito com a técnica de enfermagem, que faz o acolhimento, verifica condições de saúde do usuário, que é encaminhado para a rede de saúde, caso haja necessidade emergencial, ou para a equipe técnica, que coleta os dados e encaminha para o acompanhamento, onde eles recebem os kits de higiene e saúde e o serviço de uma maneira geral é apresentado.
Na rotina diária eles tomam café da manhã, o banho, depois é servido o almoço, alguns descansam ou assistem televisão nos alojamentos até a hora do fechamento, às 13 horas. Quinzenal ou mensalmente, eles têm um encontro com a equipe técnica para acompanhamento.
Para ser atendido, o usuário não precisa de encaminhamento de outro órgão e pode procurar diretamente o Centro POP, que funciona na Rua João Guilhermino, 96, de segunda a sexta, das 7h às 13h.
por Assessoria de Comunicação da PMU