Prefeitura Municipal de Ubá - MG

Você sabia?
Imprimir Email

Conselho Municipal de Saúde

Conselho de Saúde realiza reunião ordinária de abril

por Assessoria de Comunicação da PMU

19/04/2017 11:52

Reunião conselho de saúde

Reunião ordinária do mês de abril do Conselho Municipal de Saúde contou com a presença dos alunos do curso de medicina da Fagoc

 
Reunião conselho de saúde

Durante o encontro também foram discutidas as estratégias de trabalho do setor de Zoonoses do município

 
Reunião conselho de saúde

Estudante de Medicina, Ildiane Aparecida Gonçalves, apresentou seu Projeto de Pesquisa intitulado "Integralidade no cuidado pré-natal sob a perspectiva de puérperas no município de Ubá/MG" durante a reunião

O Conselho Municipal de Saúde realizou, em 11 de abril, a reunião ordinária do mês de abril, na Câmara Municipal de Ubá. O encontro contou com a presença dos alunos do curso de medicina da Faculdade Governador Ozanam Coelho (Fagoc), junto à professora Maria Augusta.

O Presidente José Geraldo Faria iniciou a reunião ressaltando a presença dos graduandos em medicina. Na sequência, convidou a conselheira Lucia Helena Silva para a leitura dos protocolos. Faria também destacou as indicações dos novos representantes da Federação de Moradores das Associações Comunitárias dos Bairros, Distritos e Zona Rural de de Ubá/MG (FEMAC), desejou boas vindas e apresentou o suplente, Cirenio Rejaino Morais.

Presente na reunião, o Ouvidor Municipal, Luiz Antônio Pereira, relatou os atendimentos prestados pela ouvidoria no mês de março e explanou brevemente, aos graduandos presentes, os conceitos de ouvidoria e suas finalidades.

Acrescentando às palavras do ouvidor, a Secretária Municipal de Saúde, Dulcinea Thinassi, ressaltou a importância dos usuários buscarem informações referentes aos fluxos de atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e frisou que estes, por vezes, averiguam outros meios para se informarem ou reclamarem fora da ouvidoria. Dulcinea ainda destacou que os rumos da existência das Ouvidorias Regionais de Saúde ainda serão repassados pela Gerência Regional de Saúde (GRS) e estas poderão, futuramente, retornar ao funcionamento anterior ao estabelecimento das sedes.

Representando os alunos do curso de medicina da Fagoc, a universitária Ildiane Aparecida Gonçalves, convidada pelo Presidente José Geraldo Faria, apresentou seu Projeto de Pesquisa intitulado “Integralidade no cuidado pré-natal sob a perspectiva de puérperas no município de Ubá/MG”.

Após a apresentação, a docente Maria Augusta falou aos presentes sobre a importância da conscientização dos novos profissionais de saúde, principalmente médicos, do ponto de vista de integralidade no atendimento aos usuários.

José Geraldo Faria e Dulcinea Thinassi agradeceram a parabenizaram Ildiane por seu Projeto de Pesquisa. Faria ressaltou a importância do mesmo e a possibilidade de seus questionamentos serem aproveitados na edição da “Conferência Municipal de Saúde da Mulher”. Já Dulcinea, cumprimentou a acadêmica pelo foco na integralidade ao atendimento na Atenção Primária e, não somente, nos serviços de Urgência e Emergência, além de parabenizar a FAGOC pela excelente condução didática do curso de medicina.

O encontro também se pautou a discutir sobre a estratégia de trabalho do setor de Zoonoses. O coordenador, João de Souza Lima, respondeu a alguns questionamentos, principalmente, tendo-se em vista o elevado índice de infestação de Aedes Aegypti no município e a questão da contratação de novos agentes de endemias.

Por fim, foram debatidas as preparações da “1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher”, a realizar-se nos dias 19 e 20 de maio, da “1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde” e da “10ª Conferência Municipal de Saúde”, prevista para acontecer entre 25 e 27 de maio de 2017.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página