Prefeitura Municipal de Ubá - MG

Você sabia?
Imprimir Email

Educação Patrimonial

Educação Patrimonial

por Anderson Moreira

02/06/2010 15:00

Almanaque do Patrimônio

"A Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático, centrado no patrimônio cultural como instrumento de afirmação da cidadania. Objetiva envolver a comunidade na gestão do Patrimônio, pelo qual ela também é responsável, levando-a a apropriar-se e a usufruir dos bens e valores que o constituem." (IPHAN).

Em Ubá a Prefeitura mantém um programa de Educação Patrimonial que envolve estudantes das redes pública e particular de ensino.

São projetos anuais de divulgação dos bens culturais ubaenses que, através de visitas guiadas, publicação de materiais didático-pedagógicos, seminários, dentre outros, ajudam a despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela preservação do Patrimônio Cultural.

Além disso, a Educação Patrimonial no Município de Ubá também se estende para a comunidade em geral. Em 2009, o concurso de fotografia e a eleição do Símbolo Cultural de Ubá serviram para promover os bens culturais tombados da cidade.

Para 2010, a expectativa é a realização de mais um concurso de fotografia, o lançamento de uma nova coleção de Cartões Postais, a realização do VI Seminário de Educação Patrimonial e mais uma etapa de visitas guiadas ao Ginásio São José, a partir do mês de agosto.
 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página