Prefeitura Municipal de Ubá - MG

Você sabia?
Imprimir Email

Notícias

Prefeitura fará pagamento direto aos funcionários da Utopia

por Assessoria de Comunicação da PMU

17/04/2017 17:57

Terceirizados receberão salário diretamente do município até o final da vigência do contrato, em 31 de julho. Novos editais de licitação já estão em andamento

 

Reunião Caixa Econômica e Secretários sobre Utopia

Secretários se reuniram com o gerente da agência da CEF, Romualdo Ramos, para estabelecer escala de pagamentos dos funcionários

No dia 13 de abril (ponto facultativo na Prefeitura de Ubá), representantes da Prefeitura foram até a Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Juiz de Fora em busca de soluções imediatas para a questão dos funcionários terceirizados da empresa Utopia, que se encontravam com um salário atrasado e vales alimentação não pagos. A atitude reafirma o compromisso do prefeito Edson Teixeira Filho e de toda sua equipe de resolver os problemas da cidade, não importa o quão difícil sejam, e sempre com foco nas pessoas. Atende ainda a um dos pontos do plano de governo de Edson e Vinícius, que visa fortalecer o papel regulador e fiscalizador do poder público em relação aos serviços terceirizados e conveniados.

Na reunião, presentes também representantes da empresa e do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Cataguases e Região, foi celebrado acordo de efetuação de pagamento direto de salário e benefícios aos trabalhadores utilizando o crédito da terceirizada.

Representando a Prefeitura de Ubá, participaram o Procurador Geral do Município, Eduardo Rinco, e os Secretários Municipais de Administração, Mônica Vallone, de Obras, João Gomes Júnior; de Educação, Maria Elizabeth Barros e de Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto. Vereadores de Ubá também participaram do encontro, a convite da Prefeitura, no intuito de informar a real situação e unir esforços em busca de soluções.

 

Acordo garante direitos dos funcionários

Diante da preocupação da gestão municipal com a situação dos trabalhadores da empresa prestadora de serviço, que está em atraso quanto ao pagamento do salário e demais benefícios de seus empregados, e, mesmo que o Sindicato não represente toda a categoria profissional, a Prefeitura se antecipou e buscou um acordo, diante da Gerência Regional do Ministério do Trabalho, em que as partes concordassem com a retenção dos valores referentes ao pagamento da folha salarial e benefícios para a efetuação de repasses diretos ao trabalhador da Utopia pelo município até o fim do contrato com a terceirizada, em 31 de julho.

Desde a formalização do acordo todas as providências estão sendo tomadas para que o pagamento seja efetuado o mais rápido possível. O município de Ubá utilizará o valor retido para quitar o salário de março e 80% do auxilio alimentação em atraso. Os 20% restantes serão retidos na próxima folha de pagamento. O saldo remanescente será repassado à empresa, posteriormente, desde que a mesma comprove sua regularidade fiscal.

 

Calendário de pagamento

Na tarde desta segunda-feira, dia 17, os secretários municipais se reuniram com a gerência da Caixa Econômica Federal para definir a forma de pagamento aos trabalhadores: os funcionários que possuem conta corrente ou poupança informadas para a Utopia receberão diretamente em suas contas a partir de terça-feira, 18 de abril. Já para aqueles que recebem por conta salário ou não possuem conta em banco, a agência da Caixa Econômica Federal de Ubá realizará atendimento especial na quarta-feira e quinta-feira (19 e 20 de abril) de 8h às 10h para o pagamento, respeitando a escala de trabalho. O funcionário deverá procurar a Secretaria para qual presta serviço para obter informação sobre sua escala de recebimento e comparecer à Caixa munido de documento oficial com foto e CPF.

 

Compromissos honrados

A Prefeitura de Ubá sempre esteve regular com os repasses e obrigações contratuais com a empresa e o contrato com a terceirizada foi prorrogado temporariamente visando à segurança dos trabalhadores e a continuidade da prestação dos serviços. No entanto, dois novos editais de licitação, com mais garantias ao município e aos trabalhadores, já foram lançados e estão em andamento.

 

 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página