Prefeitura Municipal de Ubá - MG

Você sabia?
Imprimir Email

Canteiro de Obras

Prefeitura inicia reforma da Praça Agenor Barbosa

por Assessoria de Comunicação da PMU

20/04/2017 17:00

Reforma Praça Agenor Barbosa

A obra é fruto de um convênio firmado entre o município de Ubá e o Ministério do Turismo e será executada por uma empresa contratada através de licitação

Reforma Praça Agenor Barbosa

Praça receberá serviços de instalações hidráulica e elétrica, de pisos e acessibilidade, de instalação de mobiliário e de paisagismo

Visando atender a meta de governo da atual gestão de construir uma cidade sustentável, segura, acessível e agradável à comunidade, possibilitando a promoção do lazer e turismo no município, as obras de reforma da Praça Agenor Barbosa, no bairro Jardim Glória, foram iniciadas na última segunda-feira, dia 17 de abril.

Com valor estimado de R$ 214 mil, a obra é fruto de um convênio firmado entre o município de Ubá e o Ministério do Turismo e será executada por uma empresa contratada através de licitação.

“A reforma faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura, através das Secretarias de Obras e Ambiente e Mobilidade Urbana que visam implantar o uso ordenado e sustentável a partir da recuperação, revitalização e reestruturação dos espaços públicos e das áreas verdes, tornando a cidade mais agradável e dando mais qualidade de vida, segurança e acessibilidade às pessoas. Neste sentido, temos em andamento no município o Projeto Viva Guido e as ações de revitalização das Áreas Verdes do bairro Shangrilá, que está em fase de conclusão, e do loteamento Dico Teixeira II, que foi iniciado na última semana. Temos também propostas futuras de intervenção na Praça São Januário e de reestruturação do Horto Florestal”, explica João Gomes Júnior, Secretário Municipal de Obras.

Na praça serão realizados serviços de instalações hidráulica e elétrica, de pisos e acessibilidade, de instalação de mobiliário e de paisagismo.

Para a manutenção das plantas serão instalados três pontos de irrigação. A iluminação interna da praça e o destaque das árvores ficarão a cargo de postes e projetores controlados por relé fotoelétrico que permitem o acendimento e desligamento automáticos das luzes de acordo com a luminosidade do ambiente.

O terreno será regularizado e a área da praça e os canteiros serão delimitados por meio-fio de concreto pré-moldado. Também serão executadas a pavimentação da área interna e uma calçada com largura de 2 metros ao redor da praça.  Para garantir a acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência física, serão instaladas nas extremidades da praça, rampas de acesso contornadas com faixa de piso podotátil de alerta, conforme a norma NBR 9050.

Uma banca de jornal, um quiosque de alimentação, além de dois banheiros adaptados serão construídos no local e lixeiras de metal serão instaladas por toda a praça.

Os canteiros serão cobertos por grama e plantas ornamentais darão o tom de beleza ao local. Serão plantados arbustos de Manacá-de-cheiro ou Romeu-e-julieta e de Dama-da-noite. Também serão plantadas mudas de árvores de Ipê-amarelo e de Ipê-roxo.

Durante a execução e após o término das obras e serviços, a empresa contratada realizará a limpeza e remoção de entulhos e material inservível da praça, acondicionando tudo em um local adequado para ser reutilizado em outras ações e intervenções no município, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento economicamente responsável e sustentável.

CLIQUE AQUI para acesssar a Planta Humanizada da obra da Praça Agenor Barbosa.

 

 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página