Projeto inicia ações de incentivo à transição agroecológica em Ubá
Projeto inicia ações de incentivo à transição agroecológica em Ubá
Publicado em 22/09/2015 14:31 - Atualizado em 30/09/2015 17:11
O encontro aconteceu dia 21 de Setembro na nova sede do Banco de Alimentos no Bairro da Luz.
O Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ubá realizou, no dia 21 de Setembro, a primeira reunião para mobilização de parcerias do Projeto “Transição Agroecológica em Ubá”. As parcerias concretizadas para realização do Projeto são: A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais - FETAEMG, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Banco de Alimentos. A reunião foi realizada na nova sede do Banco de Alimentos, no Bairro da Luz.
O Projeto que busca a transição agroecológica no município teve como primeira iniciativa um mapeamento do uso de agrotóxicos e outras práticas pelos agricultores familiares de Ubá que participam do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Esse levantamento foi realizado por Marcela Martins Soares e Mariana Juste Contin Gomes que estão atuando no Banco de Alimentos de Ubá como estagiárias do curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa - UFV. O momento foi finalizado com a definição do cronograma de algumas atividades e a conclusão de que a transição agroecológica só será efetivada no município se acontecerem ações contínuas para mobilização de parcerias.
A supervisora da Seção de Segurança Alimentar e Nutricional, Gisely Peron Gasparoni, responsável pelo Banco de Alimentos e o PAA, destacou a importância destas atividades com os agricultores familiares, visto ser este o público responsável pelo cultivo de alimentos no município e que poderão ser diretamente beneficiados e multiplicadores das práticas agroecológicas em Ubá.
O encontro também foi utilizado para apresentar a nova estrutura do Banco de Alimentos aos parceiros e traçar estratégias para a conquista do cultivo de alimentos “sem veneno” em Ubá-MG.
por Assessoria de Comunicação da PMU