Luto Oficial - Ex-prefeito Francisco de Filippo
Luto Oficial - Ex-prefeito Francisco de Filippo
Publicado em 15/12/2015 17:06 - Atualizado em 15/12/2015 17:29
O Prefeito Vadinho Baião decretou Luto Oficial de 3 dias no Município pelo falecimento do ubaense Francisco de Filippo, ex-prefeito de Ubá por dois mandatos, ocorrido na data de hoje.
Nascido em Ubá no dia 01 de outubro de 1926, filho do Sr. Raphael De Filippo e de Dona Auta Lima, Francisco de Filippo cursou bacharelado e licenciatura em Letras Neolatinas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFMG. Lecionou em colégios de Belo Horizonte e no Colégio Estadual Raul Soares de Ubá, durante 15 anos. Licenciou-se para exercer o mandato de prefeito, de 1963 a 1967. Mudou-se para Itaúna onde residiu e trabalhou por 16 anos, período no qual obteve a graduação de Mestre em Letras pela UFMG. Já aposentado pelo Estado retornou a Ubá e trabalhou no Armarinho Santo Antônio, onde ficou até a sua decisão de candidatar-se novamente ao cargo de prefeito, cerca de 30 anos após cumprir o seu primeiro mandato. Reeleito, governou de 1989 a 1992.
Francisco de Felippo era casado com Dona Mariza Gomes De Filippo e teve seis filhos: Álvaro, Amílcar, Rodrigo, Filipe, Mônica e Juliana, todos nascidos em Ubá. Seus dois governos ficaram eternizados pelo progresso proporcionado à cidade, tanto no campo social, quanto no educacional e econômico. Foi responsável pela desapropriação das margens do rio Ubá à Rua São José, com a abertura de uma avenida para desafogar o tráfego de automóveis, hoje Av. Comendador Jacinto Soares de Souza Lima. Seu segundo governo ficou marcado por 42 importantes realizações tais como a restauração das finanças municipais, reconstrução de seis escolas, aquisição de imóveis para entidades sociais, assim como de terrenos para a construção de casas populares e para instalação do SESI/SENAI. Pode ser apontado, por fim, como importantes realizações de sua administração a abertura de novas avenidas para melhoria do fluxo do trânsito, a canalização de córregos e a pavimentação de ruas da periferia.
Conforme o Decreto nº 5.766 de Luto Oficial, em todas as repartições públicas municipais, as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Ubá deverão ser hasteadas em meio mastro.
por Assessoria de Comunicação da PMU