Prefeitura Municipal de Ubá - MG

Você sabia?
Imprimir Email

Notícias

Prefeito Edson completa 100 dias de governo

por Assessoria de Comunicação da PMU

10/04/2017 17:17

Sustentabilidade e atenção com as pessoas são marcas já implantadas pela nova administração. Data é marcada pela inauguração da Casa do Empreendedor

A Administração Edson e Vinícius completa, nesta segunda-feira (10/04), seus primeiros 100 dias a frente da Prefeitura de Ubá. Neste período, foram dados importantes passos em busca da concretização de ações prioritárias no plano de governo do prefeito. Uma cidade criativa, sustentável, inteligente e inovadora: é assim que Ubá começa a se desenhar daqui para frente.

Na data em que marca esse importante período, acontece a inauguração da Casa do Empreendedor. Trata-se de uma das metas do plano de governo da nova administração, fomentando a criação e desenvolvimento das microempresas e empreendedores individuais, visando a geração de empregos, trabalho e renda.

 

Atenção com as pessoas

Os 100 dias de mandato foram marcados, logo de início, pela valorização daqueles que formam o maior patrimônio da Prefeitura: os servidores municipais. Nos primeiros dias da nova administração, a partir da previsão de acúmulo de dois cargos de secretário exercidos pelo vice-prefeito, cortes de cargos comissionados e revisão de contratos, foi concedido aos servidores a recomposição salarial de 10,67%. Já a partir de julho, será concedido o reajuste 2017, de 6,29%.

Na Secretaria de Obras, mais de 600 intervenções como operações tapa-buraco, asfaltamento, patrolamento de estradas e reparos em pontes já foram realizadas. Na Saúde, a reforma da Policlínica marca a preocupação com a prestação de serviços de saúde mais digna.

Falando ainda de pessoas, no âmbito do Desenvolvimento Social diversos projetos tomaram forma e começam a gerar impactos, porém com economia e responsabilidade. Ou seja, “fazendo mais com menos”, através de parcerias que diminuem e até zeram o custo de inúmeras ações. Um exemplo é o Programa Jovem Aprendiz. Em 2015, a Prefeitura de Ubá gastou cerca de 1 milhão e 300 mil reais. Já em 2016, cerca de 800 mil reais.

Somente nos 100 primeiros dias do Governo Edson e Vinícius, uma parceria foi firmada com uma entidade de Uberlândia, que pela excelência na prestação de serviços já recebeu diversas premiações, inclusive da UNESCO, para realização de um programa voltado para o primeiro emprego. E o melhor: com custo zero para o município.

O Programa Jovem Trabalhador, será lançado ainda neste mês, em parceria com a Associação Juventude pela Vida. E reforça o compromisso da nova administração com a juventude e o futuro da cidade.

Um dos cartões postais da cidade, a Praça Guido Marlière, recebeu atenção especial e uma força-tarefa. Através do Projeto Viva Guido, diversas frentes de trabalho buscam reformar e devolver a vida àquela região diretamente relacionada com a identidade dos ubaenses.

Na Cultura, as vagas para oficinas aumentaram mais de 50%, passando de 147 em janeiro para 232 em março, sem nenhum custo adicional. O aumento da oferta de atividades culturais gratuitas para nossas crianças e jovens foi possível através de diálogo e remanejamento de pessoal já contratado.

Parcerias para a realização de diversos eventos, que fomentam a cultura, turismo, entretenimento e renda para o município já foram firmados, como o Food Truck Itinerante, Flores de Holambra, Festival de Teatro, entre outros.

A gestão participativa também se torna realidade. Na Festa do Aniversário da cidade, por exemplo, haverá abertura de editais de cultura para que a população ajude na escolha dos artistas contratados. Além disso, já está sendo elaborado o calendário do Orçamento Participativo, que deve ter início no próximo mês.

 

Educação

Mais vagas foram criadas na educação infantil, ainda seguindo a meta de fazer mais com menos. A reforma do prédio que abriga a Secretaria Municipal de Educação, imóvel histórico e com conservação inadequada, já é realidade. Os trabalhos se iniciam nas próximas semanas. Da mesma forma, será reformada a fachada da Escola Municipal Antonina Gonçalves Coelho.

Adaptações na área pedagógica também foram implementadas, visando a preparação dos alunos e maior contato entre pais e professores durante as reuniões.

 

Ambiente

O fomento e implementação de ações voltadas ao meio ambiente é uma das prioridades do plano de governo. Nos primeiros 100 dias, 2.450 mudas já foram plantadas dentro do projeto de revitalização das áreas verdes urbanas públicas (de bairros e loteamentos). A meta é chegar a 25 mil mudas plantadas nos quatro anos de governo. Além disso, o cadastramento dos feirantes para organização da Feira-Livre foi implementado. Assim como o recadastramento de proprietários de túmulos e sepulturas do Cemitério Municipal.

O programa de limpeza com capina, roçada e retirada de entulhos já atuou em cerca de 20 bairros da cidade.

 

Saúde

Na área da saúde, a nova administração recebeu um novo desafio logo de início: evitar a chegada da febre amarela na cidade. Após estudos e capacitações, diversas ações foram tomadas, como a vacinação do público alvo, a vacinação de caminhoneiros e representantes comerciais aos finais de semana, e o envio adequado, dentro dos protocolos, dos primatas encontrados mortos para a realização de análise. Tais procedimentos fizeram com que a cidade não registrasse nenhuma notificação da doença até o momento, assim como tornar-se referência para outros municípios da região na adoção de estratégias de enfrentamento à doença.

A reforma da Policlínica também é destaque nestes 100 dias de governo. Através de convênio com a FAGOC, o prédio já começou a receber intervenções estruturais no telhado e calhas, reboco das paredes internas e externas e tetos, pintura interna e externa e troca de portas, azulejos e pisos cerâmicos. Com valor estimado de 176 mil, a reforma da Policlínica Regional será concluída até o mês de junho, quando um novo modelo de atendimento será implementado na cidade.

Além disso, buscando soluções para a problemática das cirurgias eletivas, a Administração já se comprometeu a realizar o financiamento, com recursos próprios, de cerca de 25 cirurgias de catarata por mês. A medida gerará grande impacto na fila de pessoas que aguardam pelo procedimento.

 

Obras

As operações tapa-buraco de calçamento e asfalto, além da elaboração de diversos projetos para captação de recursos foram as principais novas ações da Secretaria de Obras, que trabalha a todo vapor. Mais de 600 intervenções foram realizadas em Ubá nestes 100 dias de governo.

Destaque para as práticas sustentáveis que passaram a ser adotadas, dando ênfase nos projetos elaborados, prioritariamente, para o aproveitamento de energia solar, reaproveitamento de águas de chuva e águas residuais cinza.

 

Desafios

Nestes 100 dias Edson e Vinícius participaram de dezenas de eventos, visitaram muitos locais e o principal: ouviram a população. Centenas de pessoas passaram pelo Paço Municipal, pelo Gabinete, os abordaram nas ruas e praças, demonstrando seus receios, seus pedidos e também seus votos de sucesso.

Muitos 100 dias ainda estão reservados a essa administração, e é com o mesmo compromisso firmado com em seu plano de governo para os mais de 112 mil ubaenses, de tornar Ubá uma cidade ainda melhor, que seguimos em frente.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página