Prefeitura e Corpo de Bombeiros unem forças para combater irregularidades em lotes privados
Prefeitura e Corpo de Bombeiros unem forças para combater irregularidades em lotes privados
Publicado em 04/04/2024 16:49 - Atualizado em 04/04/2024 17:04
O foco da operação é combater acúmulo de mato, lixo e resíduos de obras, visando a segurança e a saúde pública.
A Prefeitura de Ubá, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, promove ação voltada para a identificação e correção de situações irregulares em lotes privados no contexto urbano. O foco da operação é combater problemas como acúmulo de mato, lixo e resíduos de obras, visando não só a segurança, mas também a saúde pública.
A campanha "Lote limpo, lote seguro" já era realizada no município há alguns anos por meio da atuação da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que fazia vistorias com o objetivo de informar a população e reduzir as queimadas que ocorrem frequentemente no período de estiagem. Com a criação do Comitê de Operações em Emergências em Saúde (COES), houve uma integração maior da Prefeitura de Ubá a essa ação, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, possibilitando uma abordagem mais abrangente e eficaz.
A partir do trabalho em conjunto, além da questão das queimadas, a iniciativa prevê também a diminuição do aparecimento de animais sinantrópicos - como escorpiões - e a eliminação de criadouros de mosquitos relacionados a arboviroses - como dengue, chikungunya e zika.
A ação começa com os agentes de combate a endemias detectando locais em situação de irregularidade. Depois disso, é realizada uma vistoria com representantes da Vigilância Ambiental, Zoonoses, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. “Nós realizamos visitas a esses locais para confirmar a situação do terreno: se está com vegetação alta ou limpo. Caso o acesso necessário para realizar a visita e inspeção completa seja obstruído devido ao mato alto, o proprietário é notificado“, esclarece o encarregado de equipe do setor de Zoonoses Bruno Chaves.
Um dos diferenciais da ação em Ubá é a possibilidade de identificar os proprietários dos lotes com irregularidades a fim de que sejam notificados quanto à sua responsabilidade em manter os terrenos limpos e autuá-los, caso não providencie a limpeza. A identificação é feita por meio do sistema de georreferenciamento ( mapeamento digital). “Ao analisar a imagem aérea, é possível identificar facilmente o proprietário. Conseguimos identificar uma quantidade maior de lotes, facilitando e otimizando assim o processo de notificação”, explica o agente de fiscalização Carlos Alberto da Rocha.
De acordo com o encarregado de equipe da Vigilância Ambiental Antônio de Pádua Bigonha Gazolla, os resultados da ação em conjunto já são notórios. “Após a notificação do imóvel, ao retornar em um determinado período, já é possível constatar o resultado da ação, seja pela instalação de cercas ou pela limpeza do terreno. Às vezes, os vizinhos compartilham que um determinado lote, que estava abandonado e sem cercamento por um ou dois anos, agora recebeu a devida atenção após a notificação”, afirma.
Assista ao vídeo e conheça mais detalhes dessa iniciativa:
por Assessora de Comunicação da PMU