Ubá realiza levantamentos de fauna para valorização da biodiversidade
Dados coletados contribuirão para o plano de manejo do Horto Florestal e para a lista de biodiversidade urbana do projeto ConectBio
Publicado em 01/05/2025 12:00
Foram registrados anfíbios, répteis, aves e mamíferos em áreas naturais de Ubá
Ubá mapeia sua biodiversidade
Entre os dias 22 e 28 de abril, a equipe da ProBiodiversa Brasil, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, realizou levantamentos de fauna no município. As ações integram dois projetos em desenvolvimento: a Criação do Plano de Manejo do Parque Florestal Municipal de Ubá (Horto Florestal) e o ConectBio Ubá: conhecendo e promovendo a conexão entre biodiversidade e comunidade, projeto aprovado no Edital de Financiamento do CODEMA Ubá de 2024.
As atividades consistiram na amostragem de répteis e anfíbios (herpetofauna), mamíferos (mastofauna) e aves (avifauna), conduzidas em horários diurnos (das 5h30 às 9h30) e noturnos (das 17h30 às 21h), com busca ativa em trilhas, áreas próximas às sedes e cursos d’água.
Plano de Manejo: um instrumento para o uso sustentável
O plano de manejo do Parque Florestal Municipal de Ubá busca identificar características ambientais como solo, relevo, clima, flora e fauna, além do perfil socioeconômico da região. Com base nesses diagnósticos, serão elaboradas propostas para uso sustentável do espaço, atividades de educação ambiental, ecoturismo e estruturação de trilhas.
“O plano de manejo é um instrumento essencial para orientar o uso e a conservação do Horto Florestal, garantindo que a biodiversidade seja respeitada e que a população tenha acesso qualificado ao espaço. O trabalho envolve não apenas a pesquisa, mas também a valorização da biodiversidade como patrimônio coletivo, algo que deve ser compreendido e protegido por todos”, explicou o encarregado de Áreas Protegidas da Secretaria Municipal de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Paulo Pereira Gomes.
ConectBio: conexão entre natureza e comunidade
O projeto ConectBio propõe o envolvimento direto da população na construção de conhecimento e práticas de conservação. A iniciativa inclui educação ambiental, atividades voltadas à infância, orientação para uso consciente do espaço, e estímulo a práticas econômicas sustentáveis como a atuação de guias locais e produtores.
Entre os impactos sociais previstos estão:
- Integração dos saberes da comunidade ao diagnóstico ambiental;
- Fortalecimento do vínculo entre pessoas e natureza;
- Criação de oportunidades para a economia verde;
- Estímulo à apropriação do espaço natural pela população.
Além disso, o projeto identifica espécies nativas ameaçadas e possíveis espécies invasoras, define zonas de uso e recuperação ecológica, e orienta o uso responsável para visitações e pesquisas.
Um passo importante para a política ambiental municipal
As ações reforçam o compromisso da Prefeitura de Ubá com a sustentabilidade, promovendo políticas públicas que valorizam os recursos naturais e a participação comunitária.
O Parque Florestal Municipal de Ubá, localizado no Horto Florestal, é uma área estratégica para conservação e educação ambiental. A delimitação da unidade e o mapeamento de sua biodiversidade representam um passo fundamental para sua estruturação como um espaço de uso sustentável e referência em proteção ambiental na região.
Já o Parque Municipal da Ligação, situado na área de uma antiga fazenda localizada entre os bairros Vila Casal e Ligação, possui 32,5 hectares com vegetação nativa preservada, nascente, duas lagoas e grande diversidade de recursos naturais. O local representa não apenas uma oportunidade de preservação da biodiversidade, mas também de melhoria da qualidade de vida da população ubaense. A criação do parque (atualmente em consulta pública) reforça o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável e poderá garantir repasses do ICMS Ecológico, possibilitando investimentos contínuos em conservação e lazer.
por Assessoria de Comunicação da PMU