Ubá se destaca em Seminário Estadual sobre Família Acolhedora
Serviço está em fase de implantação no município, que sai na frente em todo o estado
Publicado em 23/11/2023 10:44 - Atualizado em 23/11/2023 11:12
O município de Ubá foi representado no 1º Seminário Estadual sobre Família Acolhedora pela participação da Coordenadora Geral de Acolhimento Familiar de Ubá Cláudia Mendes Garcia Liquer. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) aconteceu no dia 21 de novembro, e reuniu técnicos e gestores de centenas de municípios mineiros na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
O seminário teve como objetivo fomentar a implantação e execução do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, que consiste em capacitar e acompanhar famílias para receber temporariamente crianças e adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade familiar, evitando o encaminhamento para o acolhimento institucional, como uma estratégia para garantir a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes.
O evento foi dividido em quatro painéis, coordenados por especialistas na área, com representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Governo Federal. Ubá foi mencionado diversas vezes por já estar em fase de implantação do serviço.
“Estamos dedicados a essa implantação desde 2022. Em março deste ano fizemos um Fórum Regional de Família Acolhedora no qual contamos com 12 cidades da região. A partir daí construímos um projeto-piloto, conversamos com a Câmara Municipal e a lei foi aprovada. Agora estamos montando a equipe técnica para ser capacitada para, em seguida, começarmos a divulgar o serviço. Desde o início tivemos muito apoio da Vara da Infância e da Promotoria da Infância e Juventude de Ubá”, disse Cláudia que aproveitou a participação no seminário para firmar laços com profissionais de cidades que executam o serviço, como Timóteo.
“Nossa intenção é promover um esvaziamento dos abrigos que temos no município, gerando mais humanização ao inserir crianças e jovens em uma família. Estamos empenhados nessa implantação e nos causa tranquilidade e confiança estarmos, desde o início do processo, lado a lado com profissionais que são referência nacional no tema”, completou o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze.
Dentre outras autoridades, participaram do 1º Seminário Estadual sobre Família Acolhedora profissionais que são referência nacional, como o promotor de justiça do MPMG, Marco Aurélio Romeiro; o Juiz da Vara da Infância e da Juventude de Uberlândia, José Roberto Poiani; a promotora de justiça do MPMG, Paola Domingues Botelho; e a secretária executiva do Movimento Nacional Pró-convivência Familiar e Comunitária, Fernanda Flaviana de Souza Martins.
por Assessora de Comunicação da PMU